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SHOWROOM HOURS

Mon-Fri 9:00AM - 6:00AM
Sat - 9:00AM-5:00PM
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NORMAS CIENTÍFICAS

Confira os Prazos

Período

Descrição

Até 23 de Março de 2017 Limite para submissão de resumo
Até 30 de Março de 2017 Limite para envio de correção, caso o resumo necessite de correções
03 de Abril de 2017 Resultado Final da avaliação dos resumos
31 de Maio de 2017 Limite para envio de trabalho completo

Resumo das Normas

ENVIO DE TRABALHO: Os resumos serão recebidos apenas pela plataforma online, disponível após o cadastro no sistema de inscrição do evento (área do congressista).

AUTOR PRINCIPAL: Apenas o autor principal submete o trabalho.

COAUTOR: Apenas o autor principal pode indicar os coautores e orientador do trabalho. Os coautores têm que estar cadastrados no site do evento e serem adicionados na plataforma no momento da submissão do trabalho, já o nome do orientador tem que ser digitado no campo específico na plataforma. caso esse procedimento não seja seguido, não será possível a inserção posterior e os nomes não constarão no certificado de apresentação do trabalho tão pouco na publicação dos ANAIS.

DATA LIMITE PARA ENVIO DO RESUMO: Impreterivelmente até meia-noite de 23 de Março de 2017 (horário de Brasília).

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO, PUBLICAÇÃO DE ANAIS E EMISSÃO DE CERTIFICADO: Para que o trabalho aceito possa ser apresentado, publicado em ANAIS e emitido certificado de apresentação o pagamento da inscrição do autor principal e coautores são obrigatórios. Caso um dos coautores não efetue o pagamento da inscrição seu nome não constará no certificado de apresentação do trabalho.
A pessoa citada na plataforma de submissão como Orientador(a): Caso não participe do evento não será necessário seu cadastro no evento, tampouco o pagamento de sua inscrição para que seu nome conste no certificado de apresentação do trabalho. No entanto, caso deseje participar do evento terá que realizar o cadastro e efetuar o pagamento da inscrição.

IMPORTANTE: Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, trabalhos enviados por e-mail.

IDIOMAS: Português.

MODALIDADE: Comunicação Oral (CO).

Comunicação Oral: submissão em resumo de revisão bibliográfica, pesquisa concluída ou em andamento.

GRUPO DE TRABALHO (GT): Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a apenas um dos grupos de trabalho.

ARQUIVO DO TRABALHO (ARTIGO): O artigo do resumo aprovado deverá ser adicionado na plataforma de submissão, conforme normas estabelecidas no item ARTIGO até a data limite para publicação.

IMPORTANTE: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

DATA E HORÁRO DE APRESENTAÇÃO: Os trabalhos devem ser apresentados na data, horário e local definidos e divulgados no site do evento.

MODIFICAÇÃO DE PARTICIPANTES: Não será permitida a inserção de participantes na plataforma online após a submissão de trabalhos, sejam eles autores, coautores e/ou orientador.

MODIFICAÇÃO DO RESUMO: s modificações dos resumos poderão ser efetuadas antes da primeira avaliação, após essa etapa só será possível para os resumos aceitos com correções.

IMPORTANTE: Todos os trabalhos submetidos para o IV SINALGE devem ser cuidadosamente revisados antes da submissão. Trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desclassificados.

Grupos de Trabalho

  • Área Temática / Grupo de Trabalho
    • GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE
    • GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE
    • GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
    • GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA
    • GT05-ESTUDOS DESCRITIVOS DA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS SOB UMA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA
    • GT06-AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO COTIDIANO: ENTRE O PODER E A RESISTÊNCIA
    • GT07-ABORDAGENS DO DISCURSO E ENSINO
    • GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS
    • GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
    • GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
    • GT11-MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSOR
    • GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES
    • GT13-TRADIÇÕES DISCURSIVAS: HISTORICIDADE DOS GÊNEROS E DA LÍNGUA
    • GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÃO DOCENTE
    • GT15-ESTUDOS DE LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DOCENTE (ESPANHOL)
    • GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
    • GT17-LITERATURA INFANTOJUVENIL E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS
    • GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
    • GT19-DISCURSO, HISTÓRIA E CULTURA: REFLEXÕES SOBRE O TEXTO MIDIÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
    • GT 20: O ENSINO DE (OUTRAS) LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS E SUAS LITERATURAS

Inscrição

QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL:  1 (um).

QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR:  2 (dois).

QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO: 5 (cinco) participantes (incluindo autor, coautores e orientador).

PREENCHIMENTO DO RESUMO NA PLATAFORMA DE SUBMISSÃO: No preenchimento dos dados na plataforma de submissão é solicitada a digitação (é também permitida à função de copiar e colar a partir de um arquivo de texto) do resumo contendo a estrutura exigida. Não é permitida a inserção de tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza.

PALAVRAS-CHAVE: 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

ARQUIVO DO RESUMO: É necessário anexar o arquivo do resumo na plataforma quando da submissão. Não serão aceitos resumos sem o arquivo anexado.

TAMANHO DO ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos com tamanho superior a 2MB (Mega Bytes).

CONDIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os coautores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos anais, o autor principal e coautores devem estar com o pagamento da inscrição regularizado até a data limite da última chamada. Os autores apenas poderão submeter trabalhos na forma de Artigo.

ESTRUTURA DO RESUMO:

Título: Letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco).

Autores: Inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco.

Afiliação autores: Inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco.

Resumo: Deverá ter no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. O Resumo deverá conter Apresentação do problema, objetivos, metodologia, referencial teórico e resultados.

Do envio do resumo: Deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes campos: grupo de trabalho, autor(es), instituição(ões), corpo do resumo e 3 palavras-chave.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos na modalidade MODELO DO RESUMO (*.doc)

APRESENTAÇÃO DO RESUMO

CONDIÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO DE RESUMO:  Somente serão apresentados os resumos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os coautores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do resumo. Para que o resumo seja apresentado e o artigo completo publicado nos anais, o pagamento da inscrição do autor e coautor deverá estar regularizado até a data limite da última chamada.

COMUNICAÇÃO ORAL:  A elaboração dos slides para a apresentação sob a forma de comunicação oral é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores. Não há modelo pré-estabelecido.

DATA E LOCAL: Em data oportuna, a data, o local e horário das apresentações estarão disponíveis para consulta no site do evento.

IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de data, local e/ou horário.

TEMPO DE APRESENTAÇÃO:

COMUNICAÇÃO ORAL:   15 MINUTOS (sendo 10 min para apresentação e 5 min para arguição).

Avaliação

NORMA: À Comissão Científica reserva-se o direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas e prazos estabelecidos.

MUDANÇA DE ÁREA TAMÁTICA E MODALIDADE: À comissão científica reserva-se o direito de reclassificar a área temática e modalidade selecionada do trabalho enviado de acordo com a avaliação realizada.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO: Após a avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, o resultado da avaliação será informado por e-mail (verifique sua pasta de SPAM) ao autor correspondente (aquele que submete o trabalho) e disponibilizado no site.

AUTORIDADE:  À Comissão Científica reserva-se o direito de julgar, aprovar, requisitar correções ou reprovar os trabalhos que por ventura estejam inapropriados.

Certificado / Anais

DATA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS:  Os certificados serão disponibilizados apenas 15 dias úteis após o encerramento do evento.

FORMATO:  Serão disponibilizados apenas no formato online no site do evento.

ONDE SERÃO DISPONIBILIZADOS:  Na área do congressista no ícone "DECLARAÇÃO/CERTIFICADOS".

EMISSÃO DE CERTIFICADOS:  O credenciamento, a assinatura das listas de presença das atividades e o pagamento da inscrição do autor principal e coautores são obrigatórios para que sejam emitidos os certificados.

PUBLICAÇÃO DE ANAIS: O pagamento da inscrição do autor principal e coautores são obrigatórios para que os trabalhos sejam publicados nos anais.

NORMAS PARA ENVIO DO ARTIGO COMPLETO

Confira os Prazos

Período

Descrição

Até 31 de Maio de 2017 Prazo para envio do trabalho completo
INSTRUÇÕES GERAIS

CONDIÇÃO PARA O ENVIO E PUBLICAÇÃO DO ARTIGO:  Para o envio do artigo completo a plataforma, na área do congressista, somente estará disponível para os resumos aprovados e com o pagamento da inscrição concluído pelo autor e coautor até a data limite da última chamada.

ENVIO DE TRABALHO:  Os trabalhos serão recebidos apenas por formulário disponível na área do congressista, impreterivelmente até às 23h59min do dia 27 de maio de 2017 (horário de Brasília).

AUTOR PRINCIPAL:  Apenas o autor principal envia o trabalho.

IMPORTANTE: Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, trabalhos enviados por e-mail.

ARQUIVO DO TRABALHO:  O arquivo deverá ser adicionado na plataforma de submissão, conforme normas estabelecidas.

MODIFICAÇÃO DE PARTICIPANTES:  Não será permitida a inserção de participantes na plataforma online após a aprovação do resumo e quando da submissão do artigo, sejam eles autores, coautores.

MODIFICAÇÃO DE ARQUIVO DE TRABALHO:  Não será permitida a troca de arquivo na plataforma online após a submissão do trabalho.

IMPORTANTE: Todos os trabalhos submetidos para o IV SINALGE devem ser cuidadosamente revisados antes da submissão. Trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desclassificados.

ESTRUTURA DO ARTIGO:

O artigo deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12, ter no mínimo 6 páginas e no máximo 12 páginas, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm, parágrafo 1 cm, com espaçamento 1,5 entre linhas e conter:

Título: Letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco).

Autores: Inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco.

Afiliação autores: Inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco.

Resumo: Deverá ter no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. O Resumo deverá conter Apresentação do problema, objetivos, metodologia, referencial teórico e resultados.

O Artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas. As citações das referências no texto devem seguir as normas de ABNT.

Do envio do artigo: O arquivo do artigo deverá ser anexado na plataforma de submissão disponível na área do congressista até a data limite.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos na modalidade COMUNICAÇÃO ORAL COMPLETO(*.doc)

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